A maioria das pessoas acreditam que, o tratamento ortodôntico termina com a retirada do aparelho ortodôntico fixo. Para que o tratamento tenha êxito, é preciso o uso de uma contenção ortodôntica. O nome é autoexplicativo, este aparelho é utilizado para conter os dentes em sua nova posição. Sendo assim, os pacientes conseguem estabilidade do resultado que foi obtido à longo prazo.
Quando usamos o aparelho ortodôntico, nossos dentes são impostos em uma nova posição. A única forma de garantir a estabilidade do alinhamento dos dentes e da mordida após o tratamento com aparelho fixo é com o uso da contenção ortodôntica. O tempo de duração para essa fase final do tratamento ortodôntico depende do grau de severidade e do tipo de má oclusão que existia no início.
Existem vários tipos de contenção, e o seu ortodontista é quem vai identificar qual a funciona melhor para você. Na grande maioria dos casos, os especialistas escolhem uma contenção fixa inferior e um aparelho móvel superior. Porque uma contenção fixa superior pode afetar a oclusão, criando problemas bucais mais sérios.
O tratamento com a contenção busca o reposicionamento da oclusão por meio da mudança no arranjo dos dentes, que acaba por trazer uma nova adaptação dos músculos, tecidos periodontais (que fixa o dente ao osso), posição da língua e dos lábios, entre outros aspectos. Porém, não há nenhuma disposição exata que garanta um resultado permanente e estável. Deste modo, após sua conclusão, as contenções fixas e removíveis cumprem o papel de manter os dentes em suas posições corrigidas por tempo indeterminado, controlando qualquer mudança indesejada.
Para essa última fase ter resultados satisfatórios é necessário seguir rigorosamente as instruções do ortodontista, manter uma higienização bucal diária adequada e fazer a manutenção do aparelho regularmente. Caso deseje agendar uma consulta, entre em contato através do tel: (71) 3353-3634 ou pelo WhatsApp: (71) 99124-0172 .